Publicidade

A origem do nome Guará


Histórias de Brasilia - setembro 18, 2017

 

 

Em 1967, um grupo de funcionários da Novacap começou a construir suas próprias casas em regime de mutirão. Como o local era atravessado pelo córrego Guará, assim foi batizada aquela nova cidade-satélite, que se iniciou com 800 residências e foi inaugurada no dia 5 de maio de 1969. A palavra Guará vem do tupi “auará”, que significa “vermelho”. O lobo-guará, muito comum no Cerrado e que deu o nome ao córrego, é chamado assim por ter a cor avermelhada.

 

Guará em 1972

 

 

 

 

Em 1972, foi inaugurada uma nova etapa, o Guará II, dessa vez para funcionários públicos federais que chegavam em Brasília. E a cidade continuou a crescer com mais conjuntos residenciais e condomínios pelos anos seguintes sendo, atualmente, uma das regiões administrativas com maior renda per capita do DF.

 

Uma particularidade do Guará é ter sido o berço do reggae e do movimento rastafári no Distrito Federal nos anos 1970. Fundado na Jamaica, o rastafarianismo considera como deus o imperador etíope Haile Selassie (1892-1975), governante que esteve aqui em Brasília em 1960, quando se encontrou com Juscelino Kubitschek para uma visita diplomática.

Haile Selassie e JK em 1960