Publicidade

O QUE SIGNIFICA TAGUATINGA?


Histórias de Brasilia - abril 20, 2017

Em 1958, as obras de Brasília estavam a todo vapor e milhares de migrantes chegavam por aqui em busca de emprego. Mas logo não havia mais lugar para abrigar tanta gente e uma multidão começou a construir barracos próximos à W3 Sul e à Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante).

Para resolver o problema, Israel Pinheiro, diretor da Novacap, negociou com os trabalhadores a mudança para um lugar, distante 25 quilômetros do Plano Piloto, onde todos teriam seu próprio lote a preços acessíveis. Nascia, assim, no dia 5 de junho de 1958, a primeira cidade-satélite do Distrito Federal: Taguatinga.

A nova cidade ocupava a área da fazenda Taguatinga, que surgiu no final do século XVIII às margens do Córrego Cortado, em uma área antes ocupada por indígenas.
O nome Taguatinga vem do tupi e é formado pelo sufixo “tinga”, que significa “branco” e o prefixo “ta’wa”, que foi traduzido erroneamente como “ave”. Por isso há um pássaro branco na bandeira de cidade. Mas “ta’wa” quer dizer “barro” (vem daí o nome “taba”, que era a moradia dos índios feita de barro).

Taguatinga, portanto, significa “barro branco”, em referência a um tipo de argila muito encontrada na região.