Publicidade

Quem foi Burle Marx?


Histórias de Brasilia - setembro 29, 2017

Roberto Burle Marx foi um dos mais importantes arquitetos paisagistas do século 20. Nasceu em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1909, tendo estudado pintura em Berlim e na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Seu primeiro trabalho como paisagista aconteceu em 1932, em uma casa projetada por Lucio Costa. A partir daí, iniciou-se uma grande amizade entre os dois. Anos depois, Costa convidou Burle Marx para diversos projetos em Brasília.

Sempre preocupado com a preservação da flora nacional, Marx inovou ao usar plantas nativas do Brasil em suas criações, o que tornou-se sua maior característica. Há obras do paisagista em todo o mundo, como em Longwood Gardens (EUA), em Caracas (Venezuela), no Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro), no Parque Burle Marx (São Paulo) e, é claro, em Brasília.

Entre suas obras na capital estão o paisagismo do Eixo Monumental e da 308 Sul, os jardins do Palácio do Itamaraty, do Palácio da Justiça, do Teatro Nacional, do Tribunal de Contas da União e a Praça dos Cristais (Setor Militar Urbano).

Paisagismo de Burle Marx na 308 Sul

Marx morreu em consequência de um câncer, em 1994.